Domartello – Arte e Amor em Aço Inox

Carlos Peixoto é de Timóteo, MG. Terra rica em talento para o artesanato . Esbarramos com Carlos pelos Blogs da vida e, rapidamente a união moda e arte foi identificada, bem como a sustentabilidade de seu trabalho. O amor pelo que faz é latente. Sua arte, é feita do aço inox. Dar forma ao aço… Delicadeza… Sensibilidade… Harmonizar o aço com pedras brasileiras, bronze, ouro, madeira, casca de coco, resina… Uma diversidade encantadora e sustentável vindo diretamente de Timóteo-MG para o Duas Moda e Arte.

Um pouco sobre o aço inox: passou a ser usado para diversos fins pois apresenta características extremamente positivas: higiênicos; fáceis de serem limpos; de fácil manutenção; podem ser unidos facilmente, utilizando-se práticas comuns de caldeamento e soldagem, além de métodos adesivos e mecânicos; 100% recicláveis ; forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio); relação custo/benefício favorável; baixo custo de manutenção.

Para a criação de acessórios, Carlos nos explicou que o aço inox é trabalhado usando diversas técnicas, algumas já usadas por anos que são  a forjaria, a laminação e a fundição. Em suas peças Carlos usa basicamente a forjaria e a escultura e, alguns processos de soldagem e  usinagem são necessários para determinadas peças. Devido a grande dureza o aço inox proporciona um grau de dificuldade bem grande, tanto para formar as peças, como também para execução do polimento. [Dificuldades estas, que não impediram Carlos de dar forma e leveza ao aço inox].

As peças criadas por Carlos são únicas e fabricadas artesanalmente. O Artesão tem uma busca incessante por novas formas e novas composições: aço-madeira, aço-casca de coco, aço-pedras brasileiras, aço-resina… Sem limitar a criativadade, Carlos se permite experimentar, focando também na sustentabilidade, que em sua arte é marcada por diversos fatores: o aço inox e 1o0% reciclável, a durabilidade desta matéria prima é enorme diminuindo o descarte e consumo desenfreado, a mistura com matérias primas regionais e que seriam descartadas – casca de coco, fibras. Carlos também cria peças exclusivas solicitadas por seus clientes.

Eu [Lu] tenho peças em aço inox que custaram muito pouco, com um efeito visual imponente e, que estão comigo por anos, intactas. Gosto muito do material e recomendo.

A arte de Carlos? Veja você o resultado e o amor em seu processo de criação e concepção de peças, definido por pequenos textos de sua autoria…

Gostou do trabalho de Carlos Peixoto? Visite seu Blog, o Domartello:
Aproveitamos mais uma vez para registrar que não fazemos posts comerciais. Focamos a moda, a arte, a sustentabilidade, o artesanato, o feito a mão, o sentimento… Tudo  o que postamos é porque se adequa ao descrito acima. Aproveite e viste nossa Galeria… Lá existe uma relação de artistas que já passaram por aqui. Se você for adquirir um produto, veja sua origem. Ajude nosso planeta procurando produtos de origem sustentável e com dignidade social sempre que possível.
Ao Domartello – Carlos Peixoto, nosso abraço e incentivo por tão linda obra!
Anúncios

19 Comentários

Arquivado em Arte, Moda, Uncategorized

19 Respostas para “Domartello – Arte e Amor em Aço Inox

  1. “Dar forma ao aço”, fundir. Misturar matérias-primas e criar mais e mais beleza de se ver. Bem demais.

  2. Lineu

    Mais um artesão com uma bela obra e muito bem apresentada… Este espaço me encanta!

  3. Adna

    Não conhecia esta variedade de acessórios com o aço inox. Linda combinação de materiais… Parabéns pelo trabalho e pelo Blog!

  4. Lucas

    Muito bacana as peças com pedras brasileiras. Linda e delicada a apresentação do artesão!

  5. O talento do Carlos é incrível e o que muito nos orguha é que é um talento genuinamente brasileiro.
    Abraços,
    Janeisa

  6. Ah! O Carlos é um artista nato e a paixão com que faz seu trabalho é visível quando observamos cada peça criada por ele. Tudo é muito lindo aos olhos e me encantei com o bracelete e a argola envolvida com uma corrente, que não sei se é anel ou pulseira, se for pulseira, me encantou mais ainda.
    Parabéns pelo talento do Carlos.
    BjoBjo 😉

  7. Já sou seguidora do Carlos a algum tempo, as peças dele me chamaram a atenção desde o primeiro momento, são lindas, exóticas. Tem um charme todo especial, em breve terei uma peça dele só pra mim!!!!!
    Bjs e sorte sempre para todos nós!!!!

    • Marília, você também sempre verá o belo porque tem olhar sensível. Precisamos expor seu trabalho aqui tb! Vou te passar um e-mail formalizando o convite, viu?? Beijos e obrigada pela presença constante.

  8. Raquel

    Ótimo incentivo aos grandes artesãos desse Brasil. Esse em especial, é um grande artista. Parabéns Carlos Peixoto pelo trabalho!!!
    E Parabéns à vocês pelo site.
    Abraços

    • Raquel, grata pela visita! Que bom que gostou de nosso cantinho… Ele existe para valorizar o trabalho, a moda e a sustentabilidade gerada por artistas como Carlos! Bjo e volte sempre!

  9. Sou portuguesa, desde que criei meu blog tenho seguido o trabalho do Carlos. Acho incrivel a sua criatividade, adoro os aneis, as pedras,esculturas ,,,aliás gosto de tudo o que ele faz…Pois tudo o que é criado com amor marca a diferença… O carlos é ser humano maravilhoso…Ficamos amigos!!!bjs.

  10. Pingback: Tweets that mention Domartello – Arte e Amor em Aço Inox « Duas – Moda e Arte -- Topsy.com

  11. Bel Sant Anna

    Que peças lindas! Adorei os anéis! E o texto está ótimo, meninas! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s