Novidades no Blog

É com o coração alegre e cheio de planos que dividimos com vocês duas novas páginas dentro do Blog Duas Moda e Arte: AGENDA IMPORTANTE e MODA INCLUSIVA.

AGENDA IMPORTANTE – Assessores de Imprensa, ONGs e Instituições que venham promover eventos de Arte, Moda e Sustentabilidade, agora contarão com este espaço para divulgação, links e informações sobre os eventos em questão. Esta será mais uma ferramenta útil e gratuita para promover Moda, Arte e Sustentabilidade. Entrem em contato conosco para inserir eventos na AGENDA IMPORTANTE. Abriremos a Agenda com chave de ouro. Consulte o primeiro evento divulgado.

Outra página que queremos compartilhar com nossos leitores é a de MODA INCLUSIVA. Esta semana vivenciamos uma experiência linda através do Blog da Audiodescrição, ocasião em que tivemos contato com o Paulo Romeu, responsável pelo Blog que promove informações e esclarecimentos sobre o recurso da Audiodescrição, uma ferramenta que permite aos deficientes visuais o acesso a cinema, teatro e televisão com clareza de informações proporcionando a inclusão dos mesmos em todos os campos da Arte e Cultura. Quer saber mais? Visite o Blog da Audiodescrição pelo link: http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/ 

Mas vocês devem estar se perguntando: “que ligação isso tem com moda, Lu??”  Eu respondo: com a moda que conhecemos hoje? NADA!! Esse foi meu espanto ao ver alguns links sobre moda que Paulo me enviou… Nós, fashionistas, afirmamos que moda deve ser acessível, democrática, respeitando o estilo de cada um e, que cada pessoa é única… Que não existe estilo certo e errado mas sim aquele que não combina com a pessoa… E, dentro desta democracia da moda [que eu prego e acredito], afirmamos que cada um, dentro de sua individualidade e estilo, deve ser respeitado… A MODA INCLUSIVA vai falar exatamente sobre este respeito ao estilo e mais especificamente, as necessidades de cada um. Neste caso, você já refletiu sobre o que a moda pensa sobre as necessidades de uma pessoa com deficiência visual? E sobre as necessidades de um cadeirante estiloso ao se vestir? Como essas pessoas tem acesso a moda? E, mais: como a moda tem acesso a essas pessoas? O Brasil hoje tem cerca de 30 milhões de pessoas com deficiência. Há um mercado potencial enorme de produtos e serviços que atendam as demandas especificas desse segmento… Há urgência de um novo olhar!! Acabei de ler uma frase lá no blog do Paulo Romeu que me faz refletir, que faz meu coração gritar por um aprofundamento nesta moda que eu acredito: a que não segrega, a que é acessível, a que traballha a autoestima do rico (com Chanel, Marc Jacobs, Armani – 3 grifes que admiro!), dos menos ricos, bem menos ricos ou nada ricos (que se vestem com dignidade no dia a dia usando imaginação e  estilo, mesmo tendo poucos recursos) e de todas as demais características físicas em que o ser humano pode ser “classificado” [classificações essas que separam-se por uma linha muito tênue da segregação]: alto, baixo, gordo, magro e, porque não, as Pessoas com deficiência que possuem necessidades específicas sim! A frase lida no Blog da Audiodescrição é: “A mídia é cega, surda, muda e cadeirante”… Não vemos, não ouvimos, não falamos e muito menos nos movemos na direção da MODA INCLUSIVA. Esta é a única conclusão que chego ao ler esta frase… E, já a li várias vezes… Preciso dizer que vou descobrir este universo junto com vocês, leitores… Com o auxílio de pessoas como o Paulo Romeu, como a Socióloga Marta Gil com extenso trabalho na área de deficiência [que trocou comigo e-mails com dicas preciosas e esclarecedoras!!], contatos e entrevistas a Pessoas com deficiência, contatos com grifes para abordar o tema e, todos os meios possíveis para disseminar a MODA INCLUSIVA. Estamos trabalhando para lançar esta página com muito carinho e foco.

Esclarecimento: Não tenho necessidades especiais e nem vivo essa realidade em minha família. Amo moda, arte e vida. E não há vida plena sem inclusão. Todos temos parte nesta inclusão. Não quero fazer parte de uma mídia ou sociedade que não vê, não fala, não ouve ou não caminha para esta inclusão… Quero o novo olhar…

Sugestões? Entre em contato conosco!!

Agardem as novidades que serão para crescimento.

Assine o Blog e receba todos os posts sobre estes temas e todos os assuntos aqui tratados.

Post by Lu Jordão

Próximas Matérias: Natural Fashion, um exemplo de empresa e Arte Viva Biojóias, moda e sustentabilidade!

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Arte, Dignidade Social, Moda

12 Respostas para “Novidades no Blog

  1. Pingback: Tweets that mention Novidades no Blog « Duas – Moda e Arte -- Topsy.com

  2. Lu,

    Nós, as pessoas que batalham pela implementação da audiodescrição no Brasil, costumamos dizer que toda pessoa cega, ao assistir um filme audiodescrito pela primeira vez, acaba sendo infectado pelo bichinho da audiodescrição e, a partir daí, o teatro, o cinema e a televisão ficam menos atrativos por ainda não terem o recurso com a frequência que gostaríamos.

    Acho que você foi infectada pelo bichinho da moda inclusiva (risos).

    É muito bom isso, porque geralmente ninguém pensa como é difícil para uma pessoa cega saber quais cores combinam, porque uma roupa estampada não fica bem com colares, pulseiras, broches; geralmente ninguém se preocupa com o conforto e praticidade necessária para as roupas de uma pessoa que passa a maior parte do dia sentada em uma cadeira de rodas, e por aí vai…

    Valeu! Brigadão por seu apoio às causas das pessoas com deficiência.

    Grande abraço: Paulo Romeu

  3. Elton Vergara Nunes

    Esse texto marca um tsunami para derrubar barreiras. Parabéns!!!

  4. Parabéns, Lu. Simples, clara, super dentro da moda inclusiva. Conte comigo e com muitos brasileiros invisíveis pelo mercado, pela mídia, pelos governos.

  5. não tenho nem como dizer nada, a não ser “inspirador” e “assino embaixo”. 🙂

    no que for da minha parte, pode ter certeza que eu contribuirei sempre com o envio de muita energia boa! e, claro, tudo que eu encontrar por aí a respeito disso pra gente trocar idéias e difundir cada vez mais uma moda inteligente!

    beijos,
    carol

  6. Oi Lu,

    Maravilhosa essa idéia, quanto mais pessoas saem da teoria para a prática mais a sociedade ganha, isso significa, mais inclusão social, sustentabilidade , preservação ou seja uma sociedade mais justa e igualitária.

    Bjs e parabéns por mais essa iniciativa!!!

    Marília

    • Pois é Marília… Inclusão sim! Sem ela não existe vida plena… Bjos e, esta semana nossos leitores vão conhecer mais de sua arte e de vc! Bjokas e grata por sua presença sábia e constante!

  7. Cunhada, realmente é um tapa na cara de todos os que pensam que ja fazem alguma coisa no mundo da moda. Parabéns pela nota!!

    Bjokas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s