Minas Gerais – Sabores e Aromas da Minha Infância

Sou carioquíssima da gema, amante da praia, dos shoppings, cinema, teatro e, passo 12 horas do meu dia sobre os saltos mais altos que puder (isso significa minha jornada de trabalho!), só tirando para ir a praia…(rs) Saímos de férias e queríamos férias diferentes com as crianças. Minha mãe é de Minas. Faz muitos anos que está no Rio mas, temos parentes espalhados por varias cidades de Minas Gerais… Lembro-me de minhas viagens ainda menina, saindo da grande cidade e descobrindo o campo, a cultura local, os aromas, sabores e cores de uma vida totalmente diferente daquela que levava em meu dia a dia… Guardo doces recordações das férias onde várias descobertas eram feitas. Dessa vez, este seria nosso destino, apresentar às nossas meninas os encantos de algumas cidades mineiras… A terra, os animais, o fogão à lenha, a maria fumaça, as comidas típicas, o sotaque diferente… Nossas origens! compartilhar brinquedos e brincadeiras de nossa infância… Refeições com a família enorme reunida e com toda a calma, os “causos” contados em horas ao redor da grande mesa! Pegar uma fruta no pé, perceber as verduras “mais verdes” do que as que compramos aqui, o queijo com sabor de verdade… Coisas que não conseguimos em nossa rotina nas grandes metrópoles…. O cheiro do café puro moído na hora! Ah, não tem preço compartilhar com nossas filhas o que nossos pais compartilharam conosco! A terceira óptica, da terceira geração… Eu, minha mãe, minhas filhas… Momentos eternos de uma história que foi e está sendo construída, sólida, com cores fortes, aromas e sabores agradáveis e inesquecíveis!! Os laços de família, de origem, de uma cultura…  Conseguimos compartilhar juntas a culinária local, história do Brasil, paisagens, hábitos, artesanato local, construções, passeios simples e que certamente nos fazem entender como é fácil ser feliz.

Quem me conhece sabe que amo fotos! Não sou uma especialista, só uma amadora sempre clicando tudo o que vejo pela frente na expectativa de conseguir traduzir em imagens, os sentimentos – captar a alma das pessoas, as memórias dos lugares e dos momentos especiais vividos. Uma maneira de eternizar (ou tentar eternizar) a felicidade. Mas, certamente as maiores e melhores lembranças ficam gravadas em nosso coração, em nossa alma. O baú de memórias que quando abrimos, traduz nossa própria vida. Separei algumas imagens para compartilhar com vocês a magia e a doçura das pequenas cidades e o quanto podemos aprender e nos inspirar… Nosso país é riquíssimo em sua história, culinária, cultura e artesanato… Vejam a simplicidade das imagens que tanto nos inspiraram e renovaram! Passamos por Barbacena, Tiradentes (uma delícia!!), São João Del Rei e na volta em Juiz de Fora.  Faremos a descrição destas imagens (de maneira singela e despretensiosa) para tentar compartilhar com PcD (Pessoa com deficiência) a possibilidade de desfrutar deste post conosco. Vejam o selo da Inclusão em nossos Blogs!

Descrição das Imagens feitas em Tiradentes: Montagem com três fotos da cidade de Tiradentes, a primeira com o título “o casarão”, retrata uma grande casa branca com telhado colonial e muitas janelas. A casa está distante e rodeada de árvores muito verdes… Uma pequena cerca a separa de um gramado com alguns arbustos pequenos em torno de uma  árvore maior com algumas pedras em volta, dando um formato triangular ao jardim. A segunda foto é no interior do casarão, paredes brancas, porta e janelas azul marinho e um fogão à lenha aceso no meio de uma grande sala onde são servidas as refeições. O fogão à lenha é vermelho assim como uma das paredes desta sala, logo a sua frente. Alguns desenhos abstratos foram feitos na frente do fogão nas cores amarela, azul, verde e branca. A última foto, foi feita do alto deste casarão e mostra várias casas brancas com telhados coloniais, árvores em volta, cercas e pedras decorando.

Descrição das Imagens feitas em Tiradentes: Mais uma montagem com três fotos, com titulo “estradas inspiradoras”, onde a primeira foto é de uma estrada com muitas árvores nas duas margens e iluminada pelo sol… Este sol gera a sombra das árvores no asfalto preto com faixa dupla amarela. A segunda foto mostra um lado de uma estrada, com um muro envelhecido iluminado pelo sol, com árvores em toda a lateral deste muro. A terceira e última foto tem o título da cidade “Tiradentes” e retrata a pequena e antiga estação em cor amarela, com acabamentos laterais na cor branca, e telhado colonial. Ao lado direito dela a maria fumaça, com seus vagões vermelhos e muitas pessoas desembarcando. Os trilhos da estação estão cercados de grama verde e árvores. A legenda desta foto é “a pequena estação”.

Descrição das Imagens feitas em São João Del Rei: Montagem com cinco fotos. A primeira, retratando 5 vagões vermelhos da maria fumaça em movimento, com muita folhagem verde ao lado direito do trilho, com o título “maria fumaça”. A segunda foto retrata a máquina da maria fumaça, toda preta com frisos vermelhos e amarelos, já parada na estação, com parede branca ao fundo e o título  “passeio leve”. A terceira foto mostra  um casarão branco com a fachada fotografada num ângulo lateral, com grandes janelas verdes e portas amarelas, com o título “cheio de encantos”. A quarta foto mostra o mesmo casarão fotografado de frente, mostrando seis janelas superiores com sacada, duas portas e quatro janelas inferiores com flores roxas e folhas verdes e o título “historia do Brasil”. A última foto mostra a placa que identifica o casarão e tem escrito: “Solar dos Neves – construção do século XIX onde residiu o Presidente da República Tancredo de  Almeida Neves entre 1957 e 1985”

Descrição das Imagens feitas em São João Del Rei: Montagem com cinco fotos e título ” Arte Sacra São João Del Rei”. A primeira foto mostra a fachada da Catedral de Nsa. Sra. do Pilar, construída em 1721, com estilo barroco, duas torres maiores se destacam com cruz sobre as mesmas, 5 grandes janelas e 5 portas. A segunda imagem mostra o altar principal, imponente com talhas de ouro (uma imagem distante)  e a legenda “ouro na igreja, a quarta no país em quantidade de ouro em seu interior”. A terceira imagem mostra parte do teto da igreja em ripas de madeira branca com pinturas sacras (anj0s) feitas a mão, diretamente neste teto; as cores que predominam são o azul, o vermelho e o marrom e tem a legenda “pintura direto no teto da igreja”. A quarta foto mostra uma pequena rua com casas dos dois lados e a fachada de uma outra igreja branca, com duas torres maiores e uma menor ao centro e cruz sobre as mesmas. A quinta e última foto mostra a outra parte do teto da Catedral de Nsa. Sra. do Pilar,  trabalhado em ouro em seu estilo barroco.

Descrição das Imagens feitas em Tiradentes: Montagem com quatro fotos e título “artesanato local”.  A primeira foto mostra um portal verde de um atelier, com uma peça de ferro em formato de 3 flores lilás e  dois espelhos com moldura bege numa parede ao lado do portal. A segunda foto mostra a fachada branca de um atelier, com parte de uma porta e uma janela azul marinho. sobre a porta, uma placa em madeira bege escrita em letras azuis “Arte e Tal” e, penduradas nesta porta, duas colchas em matelassê. A terceira foto é de uma janela azul, com uma colcha bege e estampa floral em matelassê pendurada, sobre ela um vazo também bege com flores roxas e um travesseiro com a fronha no mesmo tecido da colcha. A última foto é da fachada de um atelier com parede branca na parte superior e verde musgo na parte inferior, duas janelas verde musgo, uma colcha verde e bege estendida sobre cada janela. Na primeira janela duas luminárias grandes em madeira estão sobre a colcha, na segunda janela, uma boneca em gesso, com o queixo apoiado nas mãos e cotovelos na janela (chamada de namoradeira) entre duas luminárias brancas pequenas  colocadas sobre a colcha.

Descrição das Imagens feitas na praça central de Tiradentes: A primeira imagem pega um monumento no meio da praça, algumas pessoas e charretes registradas de longe; algumas árvores e uma montanha ao fundo, com o tempo nublado e um sol se escondendo e o título “final de tarde”. A segunda imagem pega um outro ângulo do mesmo monumento e três charretes mais próximas enfileiradas: as duas primeiras amarelas e a última, rosa com uma montanha verde ao fundo. A última foto mostra um outro ângulo da praça, com uma grande fileira de charretes (retratadas de longe) e, ao fundo, pequenas construções barrocas, todas branquinhas, com telhado colonial, que abrigam vários restaurantes e atelier. Ao fundo, algumas árvores e pequenos reflexos do sol de final de tarde, prestes a se por… Uma legenda dizendo “passeio de charrete”.

As cidades mineiras citadas tem o comércio focado na culinária local, que além de ser muito famosa é maravilhosa  nos garantindo uns quilos a mais no retorno da viagem e, no artesanato local – arte em pedra sabão, barro, estanho, madeira, ferro, fuxico, matelassê, patchwork. O ecoturismo também tem sido bem explorado por lá.

Desejamos ter conseguido passar um pouco dessa magia do interior… Este também é o primeiro post em que descrevemos tantas fotos objetivando compartilhar com PcD, neste caso pessoas cegas, algo que tanto amamos: fotos! Esperamos de coração ter conseguido compartilhar um pouquinho dos lugares citados e da magia e história envolvidas em momentos tão simples e especiais!

Fotos e post by Lu Jordão

Gente! Muitas novidades: Estaremos subindo a matéria da estilista sustentável Consuello Matroni – um trabalho lindo e forte! Em seguida temos uma matéria sobre a artista plástica de Recife, Tiana Santos com um trabalho sustentável surpreendente em destaque por lá e que queremos compartilhar com o Rio de Janeiro e demais estados. Vamos apresentar também a matéria com o pedreiro que se tornou estilista sustentável – Joel Souza, de Salvador; E, uma linda matéria com os idealizadores do Blog Idéias Vestíveis, com a moda de Belém do Pará… O Brasil retratado em arte e moda sustentável no Duas Moda e Arte!!

Assinem o RSS do blog na barra lateral e recebam as matérias fresquinhas, em primeira mão! Obrigada a todos pelos comentários, e-mails e por compartilharem seus pensamentos, obras e sentimentos conosco!

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Arte

5 Respostas para “Minas Gerais – Sabores e Aromas da Minha Infância

  1. Pingback: Tweets that mention Minas Gerais – Sabores e Aromas da Minha Infância « Duas – Moda e Arte -- Topsy.com

  2. Lu,

    Seu post me deu uma saudade enorme dos meus tempos de criança. Meus avós moravam em Mococa, uma cidade na divisa com Minas. Sempre passei minhas férias por lá.

    Minha avó adorava fazer o feijão no forno de lenha. Levantava as 5 da madrugada e já punha o feijão para cozinhar. Por volta do meio dia ela nos chamava e, mesmo os netos mais enjoados para comer vinham correndo para a mesa. As saladas eram do jeitinho que você disse: a alface mais verde, o tomate mais vermelho, a cebola mais ardida…

    Hum, estou com agua na boca…

    Quanto as descrições das fotos, simplesmente adorei! Frases curtas, pegando apenas as partes mais importantes de cada uma sem exagerar nos detalhes.

    Você me deixou com muita saudades de um tempo maravilhoso, e com um sentimento de pertencimento, de respeito a minha falta de visão também muito grandes. Um turbilhão de emoções tão grande quanto o que senti ao ler seu outro post a respeito do modelo com uma perna mecânica.

    Por favor, não pare, e espero que seus leitores passem a fazer o mesmo em seus blogs!

  3. Amei post. Viajei com vocês aqui. O Brasil é incrível. Lugares lindos e absolutos. Parabéns.

    Minha amiga do Rio chega essa semana aqui, e não tive resposta de vocês sobre envio de presente por ela…

  4. Luana Gonçalves

    Minha grande e maravilhosa Mina Gerais!
    amuh muito o meu estado

  5. Grata pela visita Luana… É um lugar delicioso essa nossa MG!! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s