Joel Souza – A moda sustentável mudou o rumo de sua vida

Lembram do quarteto que sempre falamos aqui no blog? Moda, Arte, Sustentabilidade e Dignidade Social:  Joel Souza, um baiano que desde menino já trabalhava como ajudante de pedreiro para ajudar sua mãe. Seguiu trabalhando como pedreiro por 25 anos, até que um dia descobriu o talento de usar as ferramentas para moldar latinhas de refrigerante. Começou usando os lacres e sua primeira peça foi uma camisa, confeccionada em 2 meses de trabalho. A partir daí, mesmo com todos a sua volta questionando seu trabalho , preservou além da inspiração, a força e a determinação de acreditar em seus sonhos, em sua arte e num mundo melhor, sustentável. Usou e ainda usa a internet como forte ferramenta para divulgação de seu trabalho. Foi assim que chegou ao programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo e, assim também chegou ao Duas Moda e Arte. Além da eco moda, destacou o projeto de uma revista que já teve a circulação de seu primeiro exemplar na Bahia – “O Lixo e seu Destino” com poesias que incentivam a preservação do meio ambiente.

Participa de feiras e eventos e em alguns já representou o Brasil entre outros 15 paises que apresentavam seus trabalhos na área de eco moda. Suas peças fizeram parte do cenário da segunda edição do filme “Ó Pai Ó”, na Rede Globo.

Um homem simples no falar, doce, gentil e cheio de sabedoria no ofício da arte, estilo e modelagem de peças que ganham espaço até entre as celebridades. Faz onze anos que se dedica a reciclagem e a eco moda. Conseguir dar forma e caimento a uma blusa, vestido ou saia feitos de lacre e fundo de latinhas de refrigerante é um dom. Nisso a arte me encanta: ela se doa aos que estão abertos para ela… Aos que se disponibilizam para ela… Aos que acreditam nela…

A partir daí, Joel ficou conhecido como o “Pedreiro que Virou Estilista”… É a maneira como todos o apresentam. É a maneira como ele mesmo se apresenta a nós. Esta apresentação gera uma curiosidade absurda de conhecer seu trabalho… Como? Dos tijolos e cimento para a modelagem de peças harmônicas e com caimento leve, apesar do material utilizado?

Analiso o assunto de maneira muito mais profunda. Em meu ponto de vista, o maior diferencial do Joel é sua disposição em permitir que a arte o use como instrumento para fluir… Seu trabalho traz uma mensagem de inclusão social e de sustentabilidade. A mensagem de que é possível sim fazer algo pelo meio ambiente. E, quando uma pessoa – seja ela pedreiro, arquiteto, designer, estilista ou em qualquer outra função que exerça – se entrega, se doa para a arte, a arte se manifesta através dela. Isso sim me encantou em Joel – sua capacidade de se doar para a arte e, a arte recebendo-o, fluindo através de suas mãos. E isso não é utopia. É real. Ele e tantos outros artesãos que passaram por aqui mostraram não só um trabalho, uma peça mas, todo o sentimento e conceito presentes nesse processo criativo. Quando você se envolve com a arte como um todo – base, inspiração, origem, conceito, concepção e resultado final, passa a ter um olhar muito mais amplo. Cada peça tem uma história. Por trás dela tem uma ou muitas vidas… Uma ou muitas mensagens.

Por isso, aqui em nosso Blog, jamais conseguiríamos fazer uma matéria simplesmente informativa. Queremos sim mergulhar no mundo do artista e sua obra, queremos sim entender o fluir de sua arte, ouvir suas mensagens, seus ideais, refletir, rever conceitos. Isso é crescimento, troca. Assim formamos uma cadeia forte, valorizando o que realmente tem valor.

A história de Joel? O homem que se entregou para a arte e para a eco moda. A sintonia dele com a arte é afinada, livre, perfeita. Uma mensagem de preservação, reciclagem, consumo consciente e determinação. Conheça o trabalho que flui das mãos de Joel Souza.

Além das latinhas de refrigerante que Joel recolhe em sua cidade para reciclagem, também utiliza tampas e lacres de garrafas pet e cartões telefônicos. O lixo ganha uma nova e bela destinação. Joel hoje trabalha com eventos – desfiles, exposições e, comercializa suas roupas, acessórios e cortinas por todo o país. Seu sonho? Crescer sem limites… O quanto sua arte permitir. Ganhar o Brasil e o mundo! O meio ambiente e nós, amantes da arte, agradecemos!!

Contatos de Joel Souza:

E-mail: joelmodasemetais1@globo.com

Telefones:  (71) 33983768 e (71) 88422236

Link do vídeo de sua entrevista na Rede Globo:

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1614528-10343,00.htm

Joel, agradecemos por seus e-mails e por compartilhar seu universo criativo e  sustentável conosco! Conte com o Duas Moda e Arte par divulgar seu trabalho e eventos. Você é parte desta Galeria!

Post by Lu Jordão

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Arte, Dignidade Social, Moda, Uncategorized

3 Respostas para “Joel Souza – A moda sustentável mudou o rumo de sua vida

  1. Lu Jordão, achei show a matéria.

    Apenas o link do site está incorreto.

    vlw

  2. muito bom.

    Corrigir só o link…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s