Decoração Sustentável pelo País

Queremos apresentar cada dia mais trabalhos criativos e sustentáveis e, ficamos muito felizes quando estes tem origem aqui, no Brasil. A arte de decorar um ambiente com personalidade e criatividade torna-se muito mais fácil quando você utiliza peças que tenham as bases da sustentabilidade. Quando um trabalho é criado com reciclagem ou reaproveitamento de algo que agrediria o meio ambiente, o artista contribui com a preservação do planeta além de conseguir peças únicas, dando um tom extremamente pessoal ao ambiente a ser decorado. Eu amo peças feitas à mão, re-design – a reciclagem com estilo!

Vamos dividir as peças e artistas por região. Começaremos por SP, São Bernardo do Campo. Lá conhecemos um lindo trabalho de mosaico, desenvolvido por MARISA e DEJAIR, um casal que tem uma história de vida muito especial. Ele é restaurador de vitrais e participou do processo de restauração da Igreja da Sé. Ela, atuava na área de marketing. Os dois, ao ficarem desempregados, viram na arte uma maneira de mudar o rumo de suas vidas. Assim, passaram a dedicar todo o tempo à criação de peças para decoração usando a técnica de mosaico. São peças criadas com total aproveitamento de material que seria descartado.

A  mesa de encaixe com tampo Tabuleiro de Xadrez (na foto abaixo) tem tamanho oficial. O material usado foi o vidro incolor pintado,   MDF de uma porta de armário e forrada com coador de café usado. Quando o ateliê não tem madeira para reciclar, trabalha com MDF que é feito de pó de madeira. Assim evitam o uso de madeira de desmatamento. O Conjunto de mesas azuis (que eu amei!) é feito só com encaixes. Os tampos servem também, como giratória para mesa. Para isso os pés se desencaixam e podem ser guardados em qualquer cantinho. O design é próprio. Marisa define assim seu trabalho: “Somos garimpeiros das ruas, sempre que encontramos espelho, vidro e móveis (pequenos) jogados, pegamos e restauramos ou aproveitamos o máximo possível dele. Somos da opinião que lixo não existe, o que existe é falta de conhecimento para utilizá-lo”.


Contatos:

Show Room, à Rua Jacquey, 331 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo –

fones: (11) 4367-5779 ou (11)8984-6481.

Loja virtual www.marisadejair.elo7.com.brwww.eflog.net/marisadejair

Em Brasília, podemos conhecer um trabalho único! A artesã DEISE LEMOS desenvolveu uma técnica para peças decorativas e utilitárias feitas a partir da casca das palmeiras… Eu fiquei fascinada quando vi as peças! Um trabalho que nunca tinha visto antes. Amo ser surpreendida pela arte, pela criatividade. Deise definiu assim seu trabalho: “Encontrei nesse material um excelente meio de exprimir minha arte em função de que a natureza não fornece duas peças iguais. Cada um tem um eixo e curvatura próprios e obriga o exercício da criatividade. A adição de componentes reciclados veio somar nesse meu trabalho a característica de sempre oferecer peças exclusivas. Uso canutilhos de pastas de arquivo ou molas de pregador de roupas para suporte do incenso. Tampinhas de fermento (do antigo pó royal) ou arruelas para suporte das velas além de peças de bijuterias que me fornecem quando quem confecciona fica com alguma sobra.”

Muito gratificante essa relação de impacto com a arte… As peças de Deise tem formas e cores intrigantes! São exclusivas e originadas de uma técnica criada por ela. Deise afirma: “Costumo publicar meu trabalho sem restrição por entender que sendo um material que eu mesma criei, confeccionar pode gerar interesse para outras pessoas, desde que disponham-se a desenvolver um trabalho criativo e não apenas copiar como é muito comum hoje em dia.”

Na próxima edição da Feira Botânica, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, Deise vai expor seus trabalhos em palmeira e um novo projeto voltado para confecção de embalagens – eu estou curiosíssima e aguardando detalhes sobre ele!!! A feira ficará aberta para o público das 10 às 22 horas, no endereço  SGCV Sul, lote 22 – Shopping Casa Park, Praça Central – Brasília.

Contatos:

http://quintadoartesantodf.blogspot.com

http://peixesdocerrado-dfbrasil.blogspot.com

Em São João Del Rei, MG está o ATELIÊ Ô SÔ. Um lugar onde se respira arte da melhor qualidade. A marca Ô Sô tem uma linha de decoração baseada nos princípios da sustentabilidade. Logo que cheguei ao Rio, busquei seu trabalho para postar… Fiquei encantada com seus puffs. O redondo com rodinhas (meu preferido!!), estilosíssimo tem estampa de desenhos em quadrinho e a base feita de pneu. Um luxo só! Os puffs quadrados, tem a base de garrafas pet. No maior, com estampa de jornal,  o artista deu destinação a 120 garrafas pet de 2 litros. No menor, estampa de desenho em quadrinhos colorido, usou 100 garrafas de 1,5lt. As garrafas são encaixadas de maneira a proporcionar resistência e segurança. Além de lindos, totalmente corretos em relação ao meio ambiente.

Contato:

Loja virtual: http://www.elo7.com.br/osoarte/

E-mail: osoarte@gmail.com

Telefones: (32) 3373-2607

A cada dia que passa eu acredito mais e mais na criatividade e empreendedorismo desses artistas que tem como base o respeito pelo meio ambiente gerando produtos corretos de ponta a ponta. O feito a mão cheio de estilo, personalidade, sentimento…

Agradecemos pelos e-mails e por compartilharem a arte de vocês aqui no Duas. Contem conosco para divulgar seus trabalhos e eventos. Já fazem parte de nossa Galeria.

Post by Lu Jordão
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Arte, Decoração, Uncategorized

2 Respostas para “Decoração Sustentável pelo País

  1. Tive contato com o trbalho da Deise, pela primeira vez, domingo passado, Dia Nacional do Cerrado. É de uma qualidade indescritível. Não é trabalho. É Obra, de primeira linha.

  2. marjorie

    Oi, fiquei muito interessada nos pufes de pneu e na mesinha de mosaico como faço para saber o preço e como posso comprar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s