Moda Inclusiva – Desfile Show

Conforme anunciamos, na noite de ontem aconteceu o evento da Campanha “Ser Diferente é Normal” coordenada pelo Instituto Meta Social,  que trabalha há mais de 17 anos desenvolvendo ações junto à mídia para promover a inclusão social (http://www.metasocial.org.br).

O Objetivo do evento que tinha como tema “A Diversidade está na Moda”, foi aproximar a Pessoa com deficiência (PcD) também do universo fashion, a Moda Inclusiva. Um desfile show foi apresentado, modelos com e sem deficiência dividiram a passarela em condições de igualdade. As grifes Claudia Simões e Corpo e Alma, apresentaram suas coleções. Estiveram presentes também as marcas PUKET, QW Surf e a Maison Elo Avelar & Luy.  Fazemos questão de mencionar as marcas que estão com seu foco voltado para a Inclusão. Esta  atitude, além de ser empreendedora, é legal e agrega muito valor aos seus produtos. Precisamos realmente de marcas que tornem sua moda acessível… A moda para todos. Mais que isso! Que vejam as PcD como clientes que precisam ter suas necessidades atendidas como quaisquer outros clientes. São necessidades diferentes mas, não se pode negligenciar neste que é um mercado promissor devendo ser conquistado com ética,  bases justas e corretas.

Bem, esta foi a parte jornalística do blog Duas Moda e Arte para o evento.

Agora vou abordar o evento como a mulher, mãe e a pessoa Lu que esteve na platéia. Na realidade, fui para fotografar e postar aqui no Blog. Estamos escrevendo sobre moda inclusiva faz poucos meses. Um universo em que mergulhamos e, o quanto mais pesquisamos, mais queremos ouvir, conhecer e saber… Novas formas de postar, de ver a moda, de ver o próximo. Viver a diversidade. Quando cheguei a casa de espetáculos, fui envolvida pela alegria das crianças, adolescentes e adultos portadores de algum tipo de deficiência, seus amigos, parentes e familiares. A alegria era o sentimento que predominava no ambiente… A cada entrada na passarela, momento em que a inclusão saía dos tão bem escritos textos ou das leis criadas e, se concretizava num ato libertador e gerador de oportunidades, era uma emoção indescritível! Minhas fotos e filmagens saíram fora de foco… Fora de ângulo… Não sabia se deveria cumprir minha função como blogueira ou se me entregava àquele ambiente de inclusão, alegria e amor. Decidi me entregar porque escrever com alma, é melhor. Escrever com prática e acreditando naquilo que se escreve é vida! E eu acredito é nessa moda, a inclusiva. Eu acredito que a diversidade pode nos ensinar muito! E como tenho aprendido com esse novo olhar.

Foi uma noite marcante: música, moda, alegria, abraços, sorrisos, auto estima, parceria, valorização do próximo, respeito, troca – Isso é inclusão!! E  fez um bem enorme  me entregar a esse ambiente.

Não podemos viver inclusão sem refletir sobre ela. Conheça o site do instituto Meta Social e veja o trabalho lindo feito por eles. É responsabilidade da sociedade em todas as suas áreas respeitar a diversidade e adotar a inclusão como estilo de vida. Ouvir, olhar, conhecer e entender pessoas e necessidades diferentes das nossas. Afinal, a diversidade além de estar na moda, é um estilo de vida!

E para seguir incluindo, leia a nossa coluna desta semana no Coletivo Verde (www.coletivoverde.com.br). Escrevemos sobre Moda Inclusiva. Um estilista visionário com um trabalho lindo!

Post by Lu Jordão

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Moda

3 Respostas para “Moda Inclusiva – Desfile Show

  1. Pingback: Tweets that mention Moda Inclusiva – Desfile Show « Duas – Moda e Arte -- Topsy.com

  2. Gostaria de compartilhar minha coleção primavera verao 2011 desfilada no Donna Fashion Iguatemi (Porto Alegre )nesta última sexta-feira, dia 24 de setembro que teve participacao da jornalista Juliana Carvalho que escreve no blog comediasdavidaaleijada.blogspot.com.

    Espero que gostem!!! Abracos

    http://modalounge.blogspot.com/2010/09/vitoria-cuervo-emociona-em-desfile-no.html

    http://wp.clicrbs.com.br/n9ve/2010/09/24/a-colecao-de-vitoria-cuervo/?topo=52,1,1,,170,e170

    Sapatos: Jailson Marcos (http://www.jailsonmarcos.com/)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s