Vitória Cuervo – Moda e Inclusão em Porto Alegre

Quando encontramos a fusão da moda com design perfeito aliado ao movimento de inclusão – a Moda para Todos, que visa ética e estética – não podemos deixar de divulgar. Quando isso acontece no Brasil, mais orgulhosas ainda ficamos. Temos feito diversas matérias sobre o movimento da moda na direção da inclusão, com conceitos que visem as necessidades de Pessoas com Deficiência (PcD) e muitas destas matérias são de estilistas de fora do país. Vitória Cuervo é brasileiríssima, de Porto Alegre. Lançou sua coleção no evento de moda mais importante do Sul – o Donna Fashion Iguatemi. O que a coleção da estilista tem de diferente? A Inclusão. Ela tomou a iniciativa de convidar para compor seu casting a jornalista Juliana Carvalho, cadeirante que escreve o Blog http://www.comediasdavidaaleijada.blogspot.com/, e desfilar em sua passarela. E Juliana destacou-se na passarela, linda e vestindo um modelo que lhe caiu perfeitamente bem, em condições de igualdade com as demais modelos que representavam a coleção de Vitória. Assistam ao desfile.

Claro que não poderíamos deixar de entrar em contato com Vitória Cuervo e ouvir dela sobre a essência de sua moda.

DMA – Vitória, o que levou você a convidar uma modelo com deficiência para sua passarela?

VC – Fiz meu trabalho de conclusão da faculdade de moda (Feevale) sobre esse tema, orientada pela professora de modelagem Daiane Pletsch Heinrich, que fez seu doutorado em Ergonomia no Vestuário. Fiz um estudo pra entender as implicações e limitações do vestuário para mulheres cadeirantes. Eu sempre tive curiosidade em saber como essas pessoas lidam com a questão moda e vestuário, se rola interesse pelo assunto, se usam ou gostariam de usar. Daí fiz um estudo super aprofundado sobre o assunto e entrevistei várias mulheres e foi quase unânime o interesse pelo assunto e claro, a dificuldade de encontrar produtos que unem conforto e estética.

DMA – Como foi recebida essa sua atitude pelo meio?

VC – Acho que as pessoas ficaram surpresas e emocionadas. Infelizmente este público é na maioria das vezes esquecido. Mas elas também querem e DEVEM consumir produtos com conceito de moda. A roupa e o estilo dizem tanto de uma pessoa, mas se ela não tem acesso a isso, como se expressar através dela?

DMA – E a mídia, como recebeu esta atitude?

VC – A mídia tem interessado-se por ações relacionadas a inclusão. Certamente quando a inclusão é praticada, agrega-se valor ao que se faz. Aos poucos vou conseguindo mostrar meu trabalho e ao mesmo tempo como pode ser tão simples e tão gratificante ver uma pessoa que já tem tantas barreiras no dia-a-dia, poder ter acesso a algo tão presente na vida de todos hoje em dia, que é a moda. Participar disso, usufruir, se sentir bonita.

DMA – E a Juliana, como foi essa parceria inclusiva entre a jornalista que desfilou e a estilista Vitória?

VCA Juliana foi uma das mulheres que entrevistei durante o TCC. Temos vários amigos em comum e foram eles que haviam me indicado ela. Ela ficou linda no desfile, fiquei surpresa quando vi o vídeo e ela entrando e posando tão lindamente, com tanta facilidade. E ela adorou fazer parte disso, adorou a roupa que fiz pra ela.

DMA – Como a Vitória define sua moda?

VC – Chique, divertida, contemporânea, vanguarda.

Conheça a coleção de Vitória Cuervo que teve inspiração no conceito da moda africana. Vitória usou tecidos africanos, as capulanas – panos tradicionais usados pelas mulheres locais para cobrir o corpo, como saias, no tronco ou como turbantes. A riqueza de cores e motivos constitui-se numa característica da riqueza cultural africana. Dentro deste conceito houve a mistura de estampas, uma das tendências fortes do verão, mistura de texturas e recortes com curvas abaloadas que provocaram um efeito encantador. Vitória fez um delicioso trabalho com técnicas de patchwork trazendo incrível harmonia na base preta, misturada às diversas estampas africanas num mesmo modelo. Os zíperes foram usados em locais estratégicos, permitindo uma brincadeira versátil de cores e estampas. Uma coleção rica em detalhes, formas, cores, cultura e INCLUSÃO. Moda e arte totalmente inclusiva e humana na passarela da estilista.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Créditos:

Fotos: Pedro Cupertino e Diego Vara

Calçados: Gentilmente cedidos pelo designer de calçados  Jailson Marcos http://www.jailsonmarcos.com/ , que abordaremos em uma outra matéria. Seu trabalho é encantador, com pegada artesanal e status de alta costura o que rende modelos conceituais, nada comerciais e que gritam por sua exclusividade. Visite o site! Eu fiquei apaixonada pela pegada artesanal chiquérrima!! As sandálias especiais parecem verdadeiras esculturas! Parei! Ou faço outro post aqui mesmo…. rs

Contatos de Vitória Cuervo:

Página no Facebook:

http://www.facebook.com/pages/VitoriaCuervo/169471529732963

Sigam a estilista no Twitter: http://twitter.com/#!/vicuervo

E-mail: vicuervo@gmail.com

Telefone: (51)9956.0151

 

Vitória, desejamos que sua moda ganhe o mundo, seguindo com suas bases – moda chique, contemporânea, vanguarda e inclusiva. Conte conosco aqui no Rio de Janeiro e mantenha nossos leitores informados sobre sua criação. Amamos falar sobre seu trabalho!

Post by Lu Jordão

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Acessibilidade e Inclusão, Arte, Moda

6 Respostas para “Vitória Cuervo – Moda e Inclusão em Porto Alegre

  1. Pingback: Tweets that mention Vitória Cuervo – Moda e Inclusão em Porto Alegre « Duas Moda e Arte – Blog da Marca -- Topsy.com

  2. Que lindo Lu!!!! Amei e obrigada por tudo!!!!

    beijos aqui de Porto Alegre 😉

  3. Jo Lucena

    Que linda iniciativa e com modelos modernos, arrojados. Parabéns!

  4. Lucia Miranda

    Que matéria linda! Parabéns à estilista e ao blog!

  5. Que matéria perfect!!! Parabéns Lú pela inciativa da matéria e pela pesquisa, vc sempre arrasa…e parabens para a estilista pelo desfile lindo! Fiquei emocionada!!
    Bjos Bjos!!!

  6. ingrid reichert

    Maraaaaaaa Vitoria!!!!

    Ameiiiiii!!! desejo tudo o sucesso pra voce!!!

    Beijo grande!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s