H&M – Moda Reciclada em Fast Fashion??

Grandes estilistas atrelando criações suas ao fast fashion é um fato no Brasil e no exterior…  A popularização da moda… O consumo incentivado para a aquisição de peças de coleções relâmpago…

Uma iniciativa inovadora foi a  pequena coleção chamada “Waste Collection” (resíduos), que tem sido feita com tecidos de sobra da produção de colaboração da H & M com o designer da Lanvin. Vários tecidos diferentes foram utilizadas na mesma peça para criar novos padrões gráficos e arlequim. Um patchwork com retalhos que gerou um novo padrão de tecido.

Será um sinal de novos tempos no fast fashion? Não podemos garantir que por trás disso , todo o cenário de comércio injusto,  mal remunerado, descumprimento das leis trabalhistas em confecções e, com geração de um lixo têxtil imensurável será banido… Mas, que a iniciativa é animadora, isso é… O resultado? Peças bem especiais onde o design foi muito bem utilizado para dar destino à sobras que certamente seriam desperdiçadas.

O que podemos ter certeza é que a reflexão sobre o desperdício tem acontecido em vários patamares da moda.  Consumo consciente é a palavra de ordem. Isso sim, está na moda!

 

 

Mas, não posso evitar os questionamentos para a reflexão (estaria ferindo minha natureza que me faz refletir sobre tudo o que é pregado na mídia e no mundo): Pode esta ser considerada uma coleção verde de verdade ou apenas uma ação de marketing? Um ato de eco-responsabilidade ou um conforto para os fashionistas que não conseguiram ter acesso a uma das peças da parceria Lanvin – H&M?? Isso importa? As bases e o foco da ação? Vamos refletir…

Destaco também que o aproveitamento de resíduos de tecido e, até mesmo de peças de coleções anteriores, é uma atitude positiva no processo de uma moda sustentável. Porém, existe todo um contexto que precisa ser avaliado para que realmente a moda sustentável se estabeleça e atinja seus objetivos – uma relação de consumo saudável entre o consumidor, o produto (e toda a história de sua linha de produção) e o meio ambiente.

Simples reflexão, longe de posturas radicais e polêmicas…

 

Por Lu Jordão

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Moda

Uma resposta para “H&M – Moda Reciclada em Fast Fashion??

  1. Pingback: Tweets that mention H&M – Moda Reciclada em Fast Fashion?? | Duas Moda e Arte – Blog da Marca -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s