Circuito de Diversão Infantil – (Off Shopping)

Como trabalhamos com shoppings, nossas filhas nasceram neste meio e, muitas das vezes por força da profissão, a diversão é automáticamente por elas associada ao shopping – teatro, cineminha, almoço, livraria, parquinho – tudo dentro do conforto e fresquinho dos shoppings!

Nestas férias fizemos um pacto: circuito de diversão off shopping center! Nas férias passadas, incentivamos o contato com o campo, natureza , a cultura e os sabores de cidades pequenas (relatos aqui). Desta vez, focamos em programas onde os shoppings não estariam presentes.

Começamos por Búzios, suas diversas e belíssimas praias durante o dia e,  o Radical Parque Búzios a noite. Aos 8 e 6 anos  as filhotinhas puderam trabalhar a auto confiança dirigindo seu primeito kart (ou mini kart) no Kid’s off road. Pequenos carros muito similares ao Kart maior onde as crianças desvendam a delícia de conduzir seu próprio veículo (sem ser o bate-bate com borrachão que já perdeu a graça para elas!!!).

 

Em outra ocasião um passeio pela astronomia. Planetário da Gávea, um cantinho muito especial no Rio de Janeiro… Minha filha mais velha, aos dois anos me pedia pra puxar a lua com o cabo de vassoura e colocá-la em sua cama… Lembranças doces da infância! Ingenuidade que vai se perdendo no decorrer dos anos… Aí, entramos com a cultura, a arte e o conhecimento. Vale a visita no Planetário  e assistir um dos espetáculos de cúpula. Mais, aqui.

Outro local bem especial é o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil fundado em 1989 (aqui no Rio). Além da arquitetura linda do prédio, o projeto conta com atividades multidisciplinares  – artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, música, idéias e programa educativo. Logo após uma passada na livraria com direito ao “lanche cultural” no Brasserie Brasil, um café muito charmoso…

Lá compartilhamos com as nossas meninas a exposição de Cora Coralina, poetisa e contista, mulher simples, doceira de profissão, que produziu uma obra rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro de Goiás. Começou a escrever aos 14 anos, mas seu primeiro livro publicado foi aos 76 anos.

O ponto  alto no CCBC foi a peça “A Menininha”. Um espetáculo doce, terno que se desenvolve entre canções para infância de Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque. A peça retrata uma menina e sua boneca vivendo o ciclo de crescimento da “menininha” e sua “mãe” também menina. Sabe aquelas canções que cantarolamos quando criança? O Pato, A Bailarina, A Casa, Valsa Para Uma Menininha (essa nos emocionou profundamente!!). Perfeita viagem no túnel do tempo de minha infância e, levando minhas duas menininhas comigo, ao som de canções que fizeram-me lembrar dos sabores e aromas de ser criança. Crescer não é fácil. Nem deixar crescer… O espetáculo é uma doce reflexão sobre a complexa mistura de alegria, orgulho e medo que mãe e filha passam a respeito do crescimento: a volta ao trabalho após a licença maternidade, o primeiro salto, a descoberta da maquiagem, a primeira espinha… Tudo bem poético mas, real…

Atrizes: Laura Castro e participação de Marta Nobrega.

Serviço (peças, exposições, livraria, café)

• Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Delicie-se com seus filhos!!!

Zoológico, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Sitio Burle Marx, Museu Histórico Nacional, Casa França… Todos esses cantinhos já apresentamos a elas e, em cada idade diferente que retornam lá, um novo olhar, uma nova descoberta…Vale demais o circuito off shopping!

Minha próxima paradinha cultural no Rio? Feira do Rio Antigo, que acontece todo primeiro sábado de cada mês.

Serviço:

Feira Rio Antigo

Rua do Lavradio
Dia 05 de fevereiro de 2011
De 10 às 19hs

Aguardem novidades!

Por Lu Jordão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s