Decoração Sustentável – Exemplos Práticos

A melhor definição que encontramos para o termo decoração sustentável é: aquela que diminui o impacto no meio ambiente e valoriza peças que contenham história.

A primeira opção é nunca pensar em trocar todos os móveis do ambiente. Renová-los com tecidos, tintas a base de água, adesivos é um processo de restauração prazeroso, criativo e que pode traduzir seu estilo também em seus ambientes.

No exemplo acima a parede ganhou uma árvore com retalhos de tecidos. Na segunda foto, mesa e porta-retratos foram restaurados a partir de revestimento de tecidos (peças da Duas, pela artesã Cris Jordão).

Um banco restaurado com tinta a base de água, retalhos de tecidos e fitas, por Cris Jordão do Ateliê Duas.

Nem os espelhos dos interruptores se perdem… Ganham nova vida com forração de retalhos de tecidos, por Cris Jordão, do Ateliê Duas.

No caso de precisar adquirir novos móveis, o ideal é buscar lojas que trabalhem com objetos antigos ou de demolição. A restauração de mesas, cadeiras, portas, janelas que existe nestes locais é pura arte! É possível descobrir verdadeiras raridades e ainda colaborar com o meio ambiente.

Mesa e banco com madeira de Demolição, trazendo um estilo rústico equilibrado com peças coloridas e delicadas.

Agora se você é daqueles que não abrem mão de móveis novos, nossa dica é que procure lojas que trabalhem com madeira certificada, evitando que seus recursos alimentem o comércio ilegal de madeira e incentivando estas lojas  que revendem produtos certificados.

Outra forma de exercer a Decoração Sustentável é com o uso de materiais alternativos: fibra natural, couro ecológico, pneus reciclados, fibras obtidas por garrafas pets, aço inox, borracha reciclada e, tudo o que seria considerado lixo, que através do re-design, ganha nova vida.

Pufs e cadeira confeccionados com lona de caminhão reciclada

Neste ambiente o pallet foi utilizado como mesa de centro. A delicadeza foi adquirida com o branco em todo o ambiente… Nem se percebe o objeto antes pesado e agora restaurado e em harmonia com a decoração.

A aquisição de produtos artesanais e de cooperativas também é uma das bases da decoração sustentável. Geralmente são feitos a partir de matérias recicladas e geram rendas para as famílias de pequenas comunidades. Essa é uma das bases da sustentabilidade o que prova também que esse não pode e nem deve ser um movimento elitizado. Ele engloba e favorece todas as classes sociais.

Lustre de garrafas pet, do Ateliê de Thiana Santos, no Recife

Resumindo: O consumo consciente, comércio justo, re-desing e muita criatividade são as bases de decoração sustentável. Insipire-se e renove seu ambiente com poucos recursos financeiros e preservando os recursos naturais.

Por Lu Jordão


Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Decoração, Uncategorized

5 Respostas para “Decoração Sustentável – Exemplos Práticos

  1. Maneiro seus trabalhos eu tb me arrisco as vezes passa lá pra ver
    bjs da Ro

  2. Pingback: Quatro ideias para deixar seu apartamento novo mais sustentável | RDC Construtora e Incoporadora - Apartamentos e Imóveis em São José dos Campos

  3. Jeferson S E Santo

    boas ideias

  4. Muito bom o trabalho de vocês, estou inaugurando um Ateliê onde estarei trabalhando somente para as crianças….. Faço projetos para ambientes infantis e tenho uma multimarcas. Tenho interesse em uma parceria com os produtos de vocês para os meus ambientes infantis….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s