Rock in Rio!

Dia 23/09, estava no escritório trabalhando (nas imediações do Rock in Rio) percebendo todo o clima de festa na cidade e preocupadíssima com meu deslocamento para casa… Isso! Não curto tumulto! Meu celular toca e era minha querida amiga Deborah Prates, usuária de cão guia, pedindo-me auxílio em informações pouco ou nada claras para acessar o Rock in Rio! Vinha com a filha de 17 anos curtir o maior evento musical da cidade maravilhosa. Neste dia, teve a informação de que o seu táxi a deixaria bem distante do evento…

Pesquisei pra cá, fui ao site do evento, e-mail para a organização buscando saber se havia alguma orientação especial para que Deborah pudesse acessar o evento com tranqüilidade. Nenhuma resposta! No site, informações imprecisas… Conversei com Deborah por telefone que me afirmou: “Lu, vou no peito e na raça! Depois te relato como foi… Mas, um evento desse porte, certamente vai prezar por acessibilidade!”

Infelizmente Deborah comprovou o contrário – falta de acessibilidade, falta de respeito, de preparo, de conhecimento, de calor humano! Segue relato que me conquista pela ausência de rancor… Um relato cercado de bom humor de uma pessoa que vive intensamente, que é feliz e que “coloca a boca no trombone” por um mundo melhor! Recebi e decidi compartilhar com o maior número de pessoas possível!

Sabem o que mais me surpreendeu? Minha conversa de 37 minutos com Deborah me descrevendo como se divertiu no show, o que mais gostou, o melhor espetáculo do dia e sua realização por ter participado com a filha adolescente de seu primeiro Rock in Rio… Eu, de minha zona de conforto e longe da multidão, senti o evento através do relato de Deborah Prates… Eu vendo da TV e ela ao vivo… Trocamos impressões, opiniões, sentimentos sobre o evento. ISSO É COMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS! INCLUSÃO… VIVIDA, PRATICADA, SENTIDA… DE FATO, REAL!!

Porém, entendo que não se pode deixar este desrespeito com o próximo passar desapercebido.

Esse é um lado do Rock in Rio que precisa ser conhecido. E que o projeto de acessibilidade para os próximos grandes eventos na cidade maravilhosa, saia do papel, que seja real! Inclusão de fato!

Leia a aventura de Deborah Prates, cega, usuária de cão guia, indo ao maior evento de música da cidade maravilhosa e, que se dizia acessível! Clique aqui .

Por Lu Jordão

Deixe um comentário

Arquivado em Acessibilidade e Inclusão, Datas Especiais, Dignidade Social

Deixe um comentário

