BICICLOTECA – CUFA

Como amante da educação e leitura, não poderia deixar de registrar que meu coraçãozinho leitor se encheu de alegria com a Bicicloteca – projeto que levará livros na bicicleta para a comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Como ele funciona? Atitude simples de incentivo a leitura: é uma bicicleta que entrega e pega livros de porta em porta na Cidade de Deus. Este é um projeto da CUFA (Central Única das Favelas) que tem o apoio do Colégio Mopi e da Dialogo Design, idealizado pela roteirista Manuela Dias.

Posso falar?? Cesta básica, bolsa família e todos os vales da vida são soluções paleativas, imediatas e limitadas… O que de fato vai auxiliar na formação de uma sociedade melhor é a educação, a informação… Abrir outras janelas para que se possa ver e conhecer um mundo diferente daquele em que se vive. Estimular sonhos. Quem sonha, faz planos, traça metas, atinge objetivos. Sem a possibilidade de sonhar, não mudamos de vida… Não vemos saídas…  A falta de perspectivas é castradora, é o pior inimigo do ser humano. Quando vejo projetos como o Bicicloteca, me animo. A leitura e a educação são a janela para um horizonte melhor. Adultos e crianças, quando recebem informação passam a ter condições de decidir o que comer, o que vestir, em quem votar, onde passear, em que se formar… Passam a analisar, questionar, exigir respostas. Pronto, falei! Pra isso temos Blog,  certo?

Minha filha mais velha começou a ler de 5 para 6 anos. Como suas atitudes mudaram! Atenção, questionamentos, imaginação, criativadade. Hoje, com 7 anos, lê no mínimo um livro por mês… Se expressa bem, tira suas próprias conclusões e tem opinião formada sobre todos os assuntos pertinentes a sua idade (às vezes me assusta, pois tenta opinar até sobre o que não é pertinente a sua idade). É impressionante ver a mudança, o amadurecimento, o leque de possibilidades se revelando. A palavra escrita, o registro tem um poder abusurdo! Portanto, tiro meu chapéu e faço questão de divulgar a BICICLOTECA… Leitura e informação sempre!!! A educação é a libertação de um povo para o crescimento. Inclusão social só é possível, através dela.

Acesse o site da CUFA e veja como apoiar—> http://www.cufa.org.br

As fotos da Bicicloteca me encantaram! Vale lembrar que a CUFA já mantém uma Biblioteca na Cidade de Deus – RJ que atende em torno de 300 crianças com 400 livros. A intenção é estimular o caminho para a Biblioteca…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “BICICLOTECA – CUFA

  1. andres salomon cohen sebilia

    Prezados,
    Nos dias 25 a 27 de outubro, estaremos na Quinta da Boa Vista participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema em 2013 é Esporte, Saúde e Ciência. Escolhemos a bicicleta e estamos preparando uma exposição sobre este tema e adequaremos para abordamos os três temas básicos.

    Gostaríamos de saber se seria possível vocês disponibilizarem por empréstimo a biciclteca para fazer parte da nossa exposição. Seria uma forma também de divulgação do trabalho de vocês na Cidade de Deus.

    Aguardo contato,

    Att,
    Andres Sebilia – Projeto Sesc Ciência
    (21)9165-3841/2136-5210

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s