Samariquinha – Uma Poesia Para os Olhos

Conhecendo a Samariquinha, Grife da jornalista e artesã Micheline Matos, entendemos que poesia pode ser lida, ouvida e vista . A poesia da Samariquinha é construída não com palavras mas, com tecidos… A junção de uma diversidade de materiais, estampas, muitos retalhos (o que torna sua arte sustentável), aviamentos, aplicações em crochê, rendas diversas e  mini flores em tecido, desenha poesia para os nossos olhos. A delicadeza da criação nos aproximou do trabalho da artesã, que dividiu conosco um pouco de seu universo criativo. Amamos poder apresentar artesãos, seus trabalhos e principalmente mergulhar em seu mundo. Toda arte tem sua verdade e só podemos entendê-la plenamente entrando no mundo do artista. Micheline nos deu uma entrevista encantadora. Encontramos uma jornalista formada, exercendo um dom – o de encantar por meio dos tecidos combinados… Criar peças exclusivas, como a Samariquinha faz, é um desafio alimentado por um baú de idéias, sentimentos e inspiração. Esse baú? Reside nas mãos de Micheline!

DMA – Onde nasceu, Micheline?

MM – Nasci numa cidadezinha chamada Brejo Santo, no interior do Ceará, mas sai de lá com 13 anos. Como morei em diversos lugares, de Alto Paraíso em Goiás à Barcelona, me considero meio do mundo, mas minhas raízes se refletem no meu trabalho. Moro em São Paulo desde 2006.

DMA – Quem é Micheline por Micheiline?

MM – Curiosa, inquieta, amante da natureza e dos bichos, sou vegetariana por causa deles! Sou adepta de uma frase do escritor Roberto Freire que hoje virou até frase feita, mas é pura verdade pra mim: “Sem tesão não há solução”. Eu preciso estar completamente encantada para fazer bem meu trabalho e tudo na vida, sou uma eterna apaixonada.

DMA – E Samariquinha por Micheline?

MM – A Samariquinha é meu caldeirão criativo, um patchwork sem muita métrica, mas com um amor imenso. Digo sem métrica porque adoro técnicas mais livres e o patch não é tão livre assim.Eu como amante dessa técnica, mas não muito dos números, tento fazer algo bacana, mas não muito certinho.

DMA – Como foi o seu  início, sua introdução no artesanato?

MM – A marca nasceu quando comecei a costumizar camisetas com bordados e rendas, mas antes disso eu já havia desenvolvido bijouterias com pedras brasileiras e pintado muitas luminárias de vidro para velas. Costumo dizer que a arte saiu de mim quando voltei da minha temporada na Espanha. Quis aprender algumas coisas para fazer com as mãos. Um amigo me ensinou a montar bijouterias e nessa mesma época fui viajar pelo Brasil. Na minha passagem pelo planalto central aprendi a pintura em vidro. Mas foi o bordado em 2005 a verdadeira paixão. Quando vim morar em São Paulo aprendi a costurar e meu mundo nunca mais foi o mesmo!

DMA – Como define sua arte?

MM – Tento transformar pedaços de panos e linhas em poesia, como diz uma amiga eu agora escrevo com outro tipo de letra(sou jornalista e desde dezembro de 2008 trabalho só no atelier)

DMA – Qual a técnica usada?

MM – Já definiram como um patchwork contemporâneo, no entanto nunca fiz cursos de patch, tive sim algumas aulas com uma professora maravilhosa, a Jô Rodrigues.

DMA – Como se dá seu processo de criação?

MM – Para desenvolver os travesseiros, que são peças únicas, criei um questionário onde as respostas da cliente mapeiam a criação da peça. Depois faço um desenho e começo a separar os materiais. Para as outras peças não crio desenhos, vou mexendo nos materiais e dali vão saindo os modelos.

DMA – Qual a matéria prima usada?

MM – Tecidos de algodão, muitos retalhos, aviamentos como sianinhas, galões, aplicações em crochê e rendas diversas, garimpadas nas minhas viagens(minha paixão), botões, fuxicos, mini flores em tecido e tudo acho lindo vou misturando.

DMA – Qual a influência para o seu trabalho?

MM – Ao ver rendas tão lindas lá no ceará geralmente sendo usadas como acessórios para cozinha, eu pensava que elas mereciam brilhar em outros universos.

DMA – O que inspira a Micheline?

MM – Às vezes uma bela história de um livro, uma foto, algum detalhe de uma roupa de alguém que vi na rua, meus livrinhos de arte, exposições de arte, música, revistas de moda e decoração, sites de crafters pela internet…

DMA – Como comercializa seus produtos?

MM – Tenho uma vitrine na Internet e a maioria das vendas se dá por meio de e-mails mesmo. Mas, pretendo montar uma lojinha virtual.

DMA – Como vê o artesanato e a posição do artesão no Brasil?

MM – Atualmente, em todas as partes do país, é possível encontrar produção artesanal feita com matérias-primas regionais e com técnicas específicas que variam de acordo com a cultura e o modo de vida do povo de cada localidade. Esses contrastes tornam o nosso artesanato mais valioso e indubitavelmente cria uma identidade nacional. Vejo que o artesanato ganha ainda mais visibilidade quando aliado ao designer seja de produto ou de moda. A maioria dos artesãos para crescer e empreender seu negocio necessita aliar o designer ao seu produto, caso contrário, viram alvo fácil de atravessadores que pagam uma quantia irrisória pelo seu trabalho.

DMA – Existe uma peça preferida?

MM – Amo fazer os travesseiros personalizados, todos são peças únicas, isso é um desafio que me alimenta.

DMA – Um momento marcante na criação de sua marca?

MM – A Internet te abre portas incríveis e pessoas vão te descobrindo e isso ainda me surpreende. Um desses momentos foi quando a atriz Isabela Garcia me comprou o segundo travesseiro que fiz. Nessa época eles ainda nem eram personalizados.Eu falei pra ela que a mesma foi um dos meus amuletos da sorte, pois não parei mais de vender os travesseiros.

 DMA – Vimos que você cria almofadas, travesseiros, camisetas e acessórios para casa e decoração.  Linhas de produtos diferentes. Alguma se destaca?

MM – Meu forte são peças personalizadas, mas agora estudando moda estou desenhando novos projetos ligados a vestuário, em breve voltarei a comercializar camisetas, mas com modelagem nova e não só costumizadas. Quero levar um pouco do que desenvolvo nos travesseiros para roupa, mas tudo bem devagar, pois ainda faço tudo sozinha.

 DMA – E sobre seus planos para o futuro?

MM – Ter uma pequena equipe para acelerar a produção, pois tenho fila de espera e muitas vezes as pessoas não tem paciência de esperar e eu termino perdendo a venda. Mas mesmo com uma equipe não pretendo perder a qualidade e nem deixar de lado a estrutura artesanal das minhas peças, afinal esse é o diferencial.

DMA – Uma palavra para incentivar os artesãos  que estão começando…

MM – Acredite naquilo que te move e procure aprender e se aperfeiçoar. Seja sempre curioso e aprenda a gostar de garimpar materiais. Às vezes compro uma peça em brechó só por causa dos botões ou pelo tecido. Esse tipo de atitude faz o trabalho ter uma cara única.

 DMA – Algo que não perguntamos e que gostaria de falar?

MM – O nome Samariquinha veio da minha bisavó. Como naquela época as mulheres eram chamadas de sinhá e ela era carinhosamente chamada de Mariquinha, seus empregados misturavam os dois nomes e terminavam a chamando de Samariquinha. Ela fazia renda de bilros, mas infelizmente não passou esse dom adiante. Desde que comecei, todas as peças levam pelo menos uma aplicação desse tipo de renda. Sou de uma família de muitas mulheres, a maioria faz trabalhos manuais.Eu sou jornalista e só descobri tardiamente o prazer de trabalhar nesse universo.

 Vamos as fotos da poesia de Micheline para a Samariquinha? Inspire-se! Peças de uma delicadeza e harmonia ímpar…

 

Gostou do trabalho de Micheline Matos?

Visite sua página na internet: www.flickr.com/photos/samariquinha

Seu e-mail: micheline@yahoo.com.br

Micheline, agradecemos por compartilhar sua arte em nossa Galeria e agora você é parte desse espaço. Sua obra ficará registrada aqui com os demais artesãos, designers, estilistas, artistas plásticos que amam o feito a mão e a sustentabilidade.

Que seus projetos se concretizem, que sua poesia em tecidos ganhe o mundo pois ela de fato tem assinatura para isso! E, em sua última frase na entrevista, você afirmou ser uma jornalista que descobriu tardiamente o trabalho feito a mão. O resultado de seu trabalho vem de sua essência, de toda a bagagem relatada por você em sua entrevista. Seu dom floresceu delicadamente e no tempo certo, querida… Maduro, lindo, delicado no resultado e forte na essência. Receba o carinho do Duas Moda e Arte e sempre que tiver novidades – loja na ar, projetos, produtos novos, exposições – nos avise. O espaço é seu!

Post by Lu Jordão

Próxima matéria com a Natural Fashion – um exemplo de empresa, moda e arte sustentável!

Autor: Duas Moda & Arte

Um espaço onde se fala em moda, arte, sustentabilidade, dignidade social e moda inclusiva. Amamos misturar moda e toda espécie de arte!

30 comentários em “Samariquinha – Uma Poesia Para os Olhos”

  1. Adoro de verdade esse espaço no blog, é bem bacana. Já conheci trabalhos interessantes e diferentes daquele eixo q a gente se acomoda.

  2. Adorei a reportagem com a Micheline. Ela merece mesmo todo este destaque. É uma honra e um prazer para mim ser amiga desta menina mulher que além de ser uma grande artista é um ser humano impar.
    Parabéns por tudo.

  3. “Eu preciso estar completamente encantada para fazer bem meu trabalho e tudo na vida, sou uma eterna apaixonada”… Concordo plenamente. Sem paixão pelo trabalho não dá.

    Micheline é linda, genial, única. Adoro nosso encontros aqui em Sampa e claro, trocamos figurinhas sobre nossos trabalhos.

    Parabéns meninas. O blog é 10.

  4. A artesã Micheline é realmente encantadora, e seu trabalho é feito com muita paixão e criatividade, tornando-se, sem dúvida, “poesia para os olhos”.
    Parabéns !!!!!

  5. Conheço a Micheline desde os tempos de faculdade em João Pessoa e posso confirmar seu esmero em busca da perfeição. Ganho de escala em detrimento da qualidade não é com ela, por isso mesmo está numa atividade em que o “capricho” e o detalhe são mais importantes. Suas peças são realmente poesia para os ouvidos e colírio para os olhos.
    Fiquei muito feliz e adorei o conteúdo de sua entrevista. Ela mostra que está no caminho certo, ao tempo que dá sua contribuição numa atividade econômica socioambientalmente responsável.
    Parabéns aos editores do site e à minha querida amiga entrevistada, Micheline Matos (Mi).

  6. Sobre meu comentário, por favor onde tem: “suas peças são poesia par aos ouvidos e colírio par aos olhos”, cortem e deixem assim: Suas peças são realmente uma poesia que nos tocam suavemente”

  7. Oi, Mi! Que bom que gostou da forma como apresentamos seu trabalho… Ficamos felizes com a união do blog, arte e sentimento do artista. E, seu trabalho é lindo! Merece o valor e o destaque sempre!
    Beijos e boa semana!!

  8. Adorei a matéria !
    Micheline é uma costureira ímpar de palavras e texturas. Lindo o trabalho dela! Desejo todo o sucesso do mundo!

  9. Eu amei o texto pq diz exatamente o que penso.

    Desde que a descobri, nem um só dia eu fico sem dar uma passadinha no site dela em busca de “poesia para ser vista”!

    Tenho uma almofada e estou na fila, sem pressa, de um travesseiro.

    Mas o mais importante é que ela me inspirou a voltar ao artesanato, a esse mundo de cores que me tras paz e contentamento a cada peça que produzo. Eu não sei criar, mas em cima de uma idéia eu viajo e minha cabeça está cheia de projetos.
    Digamos que ela me trouxe de volta pra “vida”. rsrs

    Parabéns ao Blog pelo texto mto bem colocado, e tbm pelo apoio ao artesão desse país de gente tão criativa e com tantas possibilidades de gerar renda através dessa arte que passou um tempo esquecida, mas que voltou com tudo devido a bandeira levantada pelo desenvolvimento sustentável.
    E a Mi, toda sorte do mundo em seus empreendimentos.

    Bjs carinhosos,

    Mabel

  10. OI MICHELINE! DEUS LHE ABENÇOE! ACHEI LINDOS OS SEUS TRABALHOS. PARABÉNS! CONTINUI ASSIM INTELIGENTE E HABILIDOSA..
    GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA.
    MUITOS BEIJOS!!!!!!!

  11. Linda a matéria,
    Nada como um trabalho artesanal dessa qualidade.
    Parabéns para a entrevistada, eis que realiza um trabalho ímpar.
    Abs

  12. Parabéns Mi!!!
    Adorei a matéria, você merece todo esse destaque!
    Sua arte é muito rica e original!
    bjs e muito sucesso.

  13. Micheline,
    Parabéns pela entrevista.
    O Planeta Terra necessita ser embelezado com seus crochês, sianinhas, fuxicos e rendas.
    Sua arte começa a ter o merecido destaque.
    De você só espero riqueza de detalhes.
    Sucesso!!!
    Abraço sincero da sua amiga.

  14. Conheci a Micheline em uma viagem nos canions em SC/RS na virada do ano 2008/2009. Ficamos amigas e desde então, sempre que posso me encontro com ela em Sampa, pra bater um papo e tomarmos um café. Ela é uma pessoa encantadora e o trabalho dela é magnífico. Estou na fila de espera para receber uma almofada para presentear minha irmã, e tenho certeza que ficará lindíssimo. Recomendo os trabalhos dela sempre! 🙂 Kisses queridíssima. Fab

  15. Parabéns Micheline pela belissíma entrevista, parabéns também ao Duas – Moda e Arte pelo espaço aberto para a Micheline e muitos outros artistas que temos por aí.
    Cada dia me apaixono mais pelas peças criadas por esta conterrânea impar.
    Como falou a Lu Jordão, seu dom floresceu no momento certo. Deus soube preparar o exato momento para você brilhar.
    Beijos e sucesso cada dia mais!

  16. Oi Mi, parabéns pela entrevista e pelo seu trabalho!!
    Suas palavras são inspiradoras assim como a sua arte.
    beijos!! Lu

  17. Oi MI…tdo bom?
    Que beleza…foi encontrar a beleza da tua arte…
    a razão te levou ao jornalismo…….
    mas a paixão se encarregou de mostra-lhe a verdaeira arte….a que faz você brilhar cada dia mais…. você veio ao mundo para ser estrela..
    te adoro muito..

    Sinto saudades da nossa adolescência……acredito que um dia reuniremos, quem sabe, alguns amigos, eternos amigos.
    beijo

  18. Minha prima!
    Tô orgulhoso! =)
    Arte linda, única e original, adorei os travesseiros personalizados, como bem foi dito “poesia para a vista”… Eu ia te encomendar um pro Dia dos Namorados, mas tá em cima…
    Parabéns e cada vez mais sucesso! Bjos

  19. Parabéns Mi!! Sua coragem em dedicar-se exclusivamente ao artesanato já lhe rende reconhecimento! E tenho certeza de que é só o comecinho… O Céu não é o Limite!!!! Desejo que vc vá além!!!!!!!! Bjkas!!

  20. Muito lindo, mesmo, parabéns, super legal, acho esse colorido e essas misturas de rendas bem cearence. Bonito mesmo. Parabéns!!!

  21. Mi, como vos ya sabés, no solo siempre fuí admirador de tus versátiles y diferentes trabajos, sino también de tu persona. Me alegro de tener una amiga como vos, aunque sea en la distancia…abrazos……. Germán……

  22. Micheline, sua arte é tão linda que tem mesmo que andar pelo mundo todo!!! Parabéns, minha querida, por tudo de maravilhoso que você produz!! Suas sementes de amor sempre frutificarão!!
    Beijo
    Mônica

  23. adoro tudoo que voce faz, eu também faço algo parecerido porque amo tudoque é colorido, infantil então éminha paixão,faço ponto cruz ,personalizado tudo quese refere a aadornarcozinha,só nãoconsegui ainda adquiriruma máquina de bordarque estou tentanto háanos,mas chego lá, parabéns paravocee que Deus te ilumine semprepara poder continuar com esses trabalhaos lindos.

  24. Vi em algum lugar que não lembro aonde,um trabalho seu que é uma poesia bordada em lenço de algodão que dizia mais ou menos assim, “como os fios deste tecido estão unidos, que o meu coração esteja também unido ao seu”… eu fiquei encantada com tamanha delicadeza e esqueci de guardar(salvar) a imagem, gostaria que vc me ajudasse a ver essa imagem outra vez… Parabéns pelo seu trabalho , é belíssimo!Um forte abraço, de mais uma seguidora. Lúcia Santiago

Deixe um comentário